Você sabe o que é Storytelling?

Pinturas rupestres. Fonte: www.semprequestione.com

Contar histórias está intimamente ligado ao desenvolvimento da humanidade, pois a História surgiu quando o homem passou a registrar suas tradições. Isto mesmo: o ato de contar histórias faz parte da nossa essência.

Parece natural então que o storytelling exerça um poder tão grande sobre nós, nos envolvendo em narrativas cativantes, sem que possamos nos aperceber.

Contar histórias é uma excelente maneira de capturar a atenção da sua audiência, mas esta tarefa pode ser desafiadora mesmo em tempos de marketing de conteúdo e de redes sociais.
Além de um poderoso aliado em prender a atenção, o storytelling pode ser uma ferramenta poderosa na elaboração de conteúdos de qualidade e assim determinar o sucesso das suas ações e estratégias.

Não sei vocês, mas nós da DX8 somos grandes fãs da Pixar! Autores de filmes como Vida de Inseto, Toy Story, Monstros S.A. e Procurando Nemo já provaram que sabem contar uma boa história. Através de uma parceria da Pixar com a Khan Academy, na plataforma criada por eles chamada de Pixar in a Box, essas feras do storytelling vão ensinar como contar uma boa história.

O curso ministrado por caras tipo: o diretor de Valente, Mark Andrews, o diretor e o designer de Divertidamente e Up, Pete Docter e Domee Shi, e o animador de Ratatouille, Sanjay Patel, conta com várias explicações e dicas em vídeo. Os diretores e escritores da empresa falarão sobre storytelling, ou o ato de contar histórias.

As aulas ficam por conta dos profissionais da Pixar, os mais gabaritados do mercado e responsáveis pelas histórias que nós amamos.

O curso está dividido em seis partes contendo além de video-aulas alguns exercícios propostos:

  • 1. Somos todos contadores de histórias
  • 2. Personagem
  • 3. Estrutura da história
  • 4. Linguagem visual
  • 5. Gramática do filme
  • 6. Pitching e feedback

Recomendamos fortemente que acessem o curso completo aqui, mas postamos aqui a primeira aula somente para degustação:

Os diretores e escritores da empresa falarão sobre storytelling, ou o ato de contar histórias.

Se o idioma for um empecilho, embora o curso ainda esteja em inglês é possível acionar a legenda que apresenta opção de português brasileiro.

Do ponto de vista corporativo, o Storytelling é uma ferramenta muito poderosa! Ela pode ajudar na construção da identidade de uma marca, ajudando no seu crescimento e impulsionando sua imagem com associações positivas para o público.